Artigo cientifico: a organização da vida de estudos na universidade
Resenhado pro Letícia Conceição Ribeiro, acadêmica do curso de ciências contábeis da universidade do estado de Mato Grosso, Do Campus Universitário de Tangara da Serra.
Antonio Joaquim Severino é brasileiro, possui graduação em filosofia pela Universite Catholique de Louvain (1962) , mestrado em Filosofia pela Universite Catholique de Louvain (1964) doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), ensino fundamental - primeiro grau pelo grupo escolar Cel Manuel Pinto (1951) e ensino médio - segundo grau pelo Seminário Arquidiocesano de Campinas (1960). Atualmente é Professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cidadania, Construção do conhecimento, Educação, Filosofia da educação, Historicidade e Pratica.
O autor Antonio Joaquim Severino em seu livro Metodologia do Trabalho Cientifico traz o tema: “ A Organização da vida de estudos na Universidade “, onde mostra que para o acadêmico que esta ingressando na Universidade, deve primeiramente se concientizar que o processo de aprendizagem e o seu resultado depende fundamentalmente de si mesmo. Essa ideia é verdadeira porque os resultados futuros serão méritos dos mesmos.
Para Severino a presença física as aulas e o cumprimento forçado das tarefas não é suficiente para aprender e então é necessário dispor de um material especifico a sua área, instrumentos que auxiliam nesse processo, realmente não da para adquirir 100% do conteúdo em sala de aula e nem das tarefas, elas ajudam sim, mas não são o suficiente e outros instrumentos facilitariam muito isso.
Segundo Severino os instrumentos para o trabalho cientifico estão em destaque, em relação aos recursos eletrônicos gerados pela tecnologia