Tecnologia
A tecnologia informatizada é um fator primordial no progresso da educação. Ela é desenvolvida para suprir muitas necessidades no sistema educacional, tais como: pesquisas, métodos ou processo de desenvolvimento e produção, entre outras. Com a tecnologia cada dia mais presente nos dias de hoje, nas escolas, a mudança vai desde o perfil do professor ao modo de o aluno estudar. Além disso, permitiu novas modalidades educacionais como à distância e semi presencial. Por existir distintas modalidades, as tecnologias também são. Porém, mesmo com as muitas vantagens, ainda há resistência dos conservadores, que não concordam com mudanças do tipo: troca de livros por tablets.
O modelo de educação a distância foi iniciado via correspondência, rádio e televisão. Mas logo foi visto que não havia interação entre aluno e professor, portanto surgiram software educacionais e CD-ROM que permitiram uma interface mais amigável entre os interlocutores do processo de ensino-aprendizagem. Em contrapartida redes de computadores, como e-mail, chat e teleconferências, possibilitam às instituições a minimização do problema da distância professor-estudante e dos reflexos da pouca interação. A que se sobressai das demais é a a videoconferência, que é um sistema interativo de comunicação em áudio e vídeo, que permite a interatividade em tempo real, ampliando o conceito de tempo e espaço da sala de aula, estendendo-se o evento presencial para grandes distâncias.
Na modalidade presencial, a tecnologia mais aceita devido ao seu baixo custo, é a que o professor detém todo o conhecimento, e os usuários replicam o que foi escrito, normalmente para um caderno. A limitação é o tempo de transferência do conteúdo e os alunos copiarem. Sem contato prévio do conteúdo, a aula passa a ser informativa, expositiva e sem diálogo. O material impresso ajuda um pouco a amenizar tais problemas. Mas nos últimos