Tecnologia da informação e comunicação
Quantas informações? Será que conseguirei assimilar todas?
Tecnologia da informação e comunicação
A tecnologia, uma invenção do passado, que acompanha o homem desde sempre, vem demarcando a sua presença e provocando efeitos profundos na humanidade. Desde a descoberta de tecnologias como o fogo, a escrita, a imprensa, o telefone ou o computador que todas estas evoluções ou revoluções tecnológicas vêm operando no seio da sociedade. O homem tem sempre dependido das tecnologias e hoje mais do que nunca elas integram o seu quotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da civilização e qualidade de vida das pessoas.
Por influência das tecnologias temos assistido a alterações em vários domínios das nossas vivências, no trabalho, no lazer, na saúde e, em especial, na educação. A comunicação via computador ou telemóvel está-se a estender a todas as camadas da sociedade, em particular, às gerações mais novas, a uma velocidade incrível, afetando o seu cotidiano. As tecnologias digitais, caracterizadoras da sociedade contemporânea, apresentam um enorme potencial na construção de identidades e culturas, permitindo comunicar em qualquer lugar e em mobilidade.
Se precisarmos comunicar-nos em inglês pela internet ou viajar para fora do país, o desejo de aprender inglês aumenta e facilita a aprendizagem dessa língua. A busca pelo conhecimento do mundo virtual é isso.
O processo de tecnologia de nosso tempo está remodelando e reestruturando padrões de interdependência social e todos os aspectos de nossa vida pessoal. Por ele somos forçados a reconsiderar e reavaliar, praticamente todos os pensamentos, todas as ações e todas as instituições. Tudo está mudando dramaticamente.
Confusões inumeráveis e um profundo sentimento de desespero emergem invariavelmente nos períodos de grandes transições tecnológicas e culturais. O nosso, é o tempo de romper barreiras, de suprimir velhas categorias, de fazer sondagens em