TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) tem consequência das seguintes palavras: Informática – tratamento automático de informação em computadores; Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software; Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
O objetivo das TIC é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica.
As TIC é um processo muito utilizado em casa, trabalho, entre outros. Ultimamente é estudado nas escolas e utilizado por mais de metade do Mundo. Por exemplo, num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação. A informação para ser útil e corretamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e atual. Só assim quem a recebe pode usufruir desta.
A IMPORTÂNCIA DAS TIC NA SOCIEDADE
As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida coletiva e individual atual.
A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários ou declarações.
As TIC desempenham um papel cada