Tecnologias de informação e de comunicação
O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) tem produzido vários efeitos nas relações sociais. Este avanço aumentou o acesso às informações na sociedade, mas não necessariamente levou a um maior grau de conscientização do povo no que diz respeito aos aspectos gerais da vida, como a crise ambiental, a miséria no mundo, os conflitos entre as nações, alem de outras várias questões.
No entanto, este trabalho vem analisar a utilização das chamadas “tecnologias da informação e comunicação”, na vida quotidiana. Vem relatar a influência das novas tecnologias perante os indivíduos. Neste sentido, as TIC’s tem criado novas formas de intervenção entre as pessoas, ampliando o conhecimento de diversas culturas, melhorando os meios de comunicação por meio da televisão, rádio, internet entre outras, ocorrendo a massificação de hábitos, costumes e atitudes.
Contexto de aprendizagem construtiva em tecnologias de informação e de comunicação.
Desenvolvendo o nosso tema diríamos que no século XXI, a informação e o conhecimento têm um papel fundamental no crescimento e no reforço da disputa dos países, recaindo, com mais força, naqueles que se encontram em vias de desenvolvimento. Neste âmbito a tecnologia de informação e de comunicação têm um forte impacto com vista ao desenvolvimento e potenciamento de competências, que permitiam ao homem alcançar os benefícios da sociedade de informação e de conhecimento.
As tecnologias de informação e de comunicação educam a actualidade, uma vez que a utilização do computador potencializa a teoria da informação, rompendo os modelos tradicionais do processo de comunicação. Por este mesmo facto, a escola deverá ser a instituição perfeita para a implementação do ensino das novas tecnologias de informação e comunicação. Com efeito, é necessário que receba o apoio das restantes instituições públicas e/ ou privada.
Os profissionais desta área devem disseminar o uso adequado das ferramentas das tecnologias de informação