Alfabetização científica no contexto das séries iniciais
LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais ENSAIO: Pesquisa em educação em ciências – VOL 3, N1. Junho 2001. O Artigo analisado é um apanhado de vários autores sobre ensino de ciências nas Séries Iniciais da educação fundamental. Uma recuperação bibliográfica dos estudos desenvolvidos sobre o tema, ou seja, trabalhos esses produzidos em vários países e que giram em torno da alfabetização científica. O Artigo está composto de quatro subtemas sobre o tema geral que é alfabetização científica , que cita vários estudos e autores, antes do subtemas encontarmos o resumo e a introdução que nos fornece as informações mais relevantes do artigo, no final deparamos com a referências bibliograficas que estão as principais fontes consultadas que compõe o artigo. Tudo dividido em 17 páginas , entretanto o desenvovimento do assunto está em 12 páginas com muito conteúdo rico para ser lido.
Entre os sobtemas estão:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA
No qual apresenta ideias principais de vários autores entre eles :
"Fourez (1994: 11) que nos revela que o assunto alfabetização científica, vem sendo discutido em países dos Anglo-Saxões e em países do norte da Europa".
"Leal & Souza (1997: 330), afirmam que a alfabetização científica no Brasil é consequência da globalização, este enfoque já vem sendo discutido há vários anos.
Krasilchik (1992: 06), faz parte de grandes linhas de investigação no ensino de ciências. Seu estudo está relacionado à mudança dos objetivos do ensino de ciências, em direção à formação geral da cidadania.
Hurd (1998), a alfabetização científica está relacionada com a utilização da Ciência na vida do homem, na democracia, no progresso social e nas necessidades de adaptação do ser humano. As características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas diretamente, mas estão embutidas no currículo escolar, em que os alunos solucionam problemas, realizam investigações em