A ORGANIZAÇÃO NA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DE ARACATI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA
PROFESSOR(A): SELMA MARIA PEIXOTO
ALUNO: NACIONE DA SILVA TORRES
- A ORGANIZAÇÃO NA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
O estudante universitário deve adotar uma nova postura de estudo, mais independente aos subsídios da estrutura e dos recursos institucionais oferecidos. Além da sua presença física em sala de aula deve manipular uma série de instrumentos para a complementação de seu estudo. Dentre esses tem-se um desenvolvimento lógico para uma eficiente aprendizagem: desde referências bibliográficas, textos básicos, revistas especializadas, internet, até textos monográficos.
É preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. As condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios da estruturado ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam sendo oferecidos.
As informações colhidas pelo aluno sejam em aula, palestra ou debate devem sintetizar idéias-chave para posterior recomposição e documentação do assunto através do estudo pessoal. Dessa maneira, o estudante facilita o seu trabalho e se familiariza com o material analisado. O universitário deve poder passar por um encaminhamento lógico que o inicie ao pensar. Ao professor não basta ser um grande especialista: é preciso dar-se conta de que é também professor e mestre inserido numa situação histórico-cultural de um país que não pode desconhecer, conduzindo os estudantes a descobrirem as vias de aprendizagem.
O tempo disponível pode ser organizado sistematicamente estabelecendo prioridades na preparação e revisão do material estudado. Ainda que o ritmo de trabalho reforce para a fluência e agradabilidade do mesmo. A metodologia apresentada é de grande eficácia na orientação dos estudos, pois