a vida na universidade
1 A VIDA NA UNIVERSIDADE
1.1 Introdução
Neste momento inicial da disciplina é importante colocar-se alguns tópicos que, pela sua essência, para o graduando tocam o significado e o valor desta empreitada ora iniciada. Apresenta-se a Universidade como um importante espaço para solucionar desafios, cada vez mais crescentes, impostos pela sociedade mundial, melhorar seus meios a partir das significativas transformações sociais e definir o compromisso do universitário frente a esses desafios. Mostram-se, ainda, o que é trabalho científico, como estudar e como aprender, respeitando-se o estilo próprio de cada um. Discute-se a importância da biblioteca, também, na vida universitária. Além disso, fala-se a respeito da relevância da pesquisa, investigação científica, e da extensão universitária, a prestação de serviços à coletividade.
1. 2 O papel da Universidade na transformação social e o comprometimento do graduando
A Universidade cumpre um papel extremamente importante na sociedade, no processo de construção histórica. Ela se apóia no tripé, ensino, pesquisa e extensão. A vida universitária traz consigo a necessidade da incorporação de atitudes e de comportamentos. Espera-se que o estudante possa construir, de forma intelectual e moral, independente e autônoma o seu conhecimento e as habilidades profissionais da sua área de estudo de eleição.
1.3 O trabalho científico
Trabalho científico de modo geral, refere-se ao conjunto de processos de estudo, pesquisa e de reflexão que caracterizam a vida intelectual do estudante; refere-se ainda ao relatório técnico que registra dissertivamente os resultados de pesquisa científicas, caso em que significa a própria monografia científica (SEVERINO,2007,p.17-18).
9
1.4 A organização do estudo na Universidade
O universitário é responsável pelo seu próprio conhecimento e deve ter em mente, que existem necessidades e exigências que devem ser cumpridas, e, entre elas espera-se que o