Reutilizacao de Sucata Metalica
LEANDRO ROQUE
RAINER DINIZ
REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Mecânica na disciplina Gestão Ambiental.
Turma: A
Prof.: Clésio Cândido Amara
Betim
2014
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento e Considerações finais
3. Conclusão
4. Referências Bibliográficas 1 introdução
A Reutilização significa fazer com que materiais e produtos permaneçam por mais tempo em uso antes de serem descartados, ou seja, a vida útil desses mesmos é bem maior e com isso não são lançados na natureza e nem necessário utilizar processos de reciclagem como a fundição.
A finalidade deste trabalho é levantar algumas questões importantes sobre a quantidade de material que deixam de ter sua vida útil prolongada.
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho trata-se de uma avaliação de como algumas Industrias do ramo vem tirando proveito dessa prática, tal avaliação feita através da extração de materiais da internet, e análise de materiais coletados (fotografias), todos relacionados ao tema “A Reutilização de Materiais na Indústria Metalúrgica”.
Em certas cidades de Minas Gerais, empresas do ramo metalurgico e siderúrgico fazem parceria com suas prefeituras para a venda de sucatas metalicas, como corpos de provas que não são reutilizados mais e os direciona para formas de artesanato e decoração.
A prefeitura de Timóteo compra sucatas metálicas das siderúrgicas de sua cidade e emprega os metais em obras de arte pelas praças da cidade.
Conforme figura abaixo
As vantagens dessa pratica são a vida util dos materiais é entendida, não há gasto com reciclagem do rejeito e não há preocupação em preparar o material já que por se tratar de obra de arte não se leva em conta as simetrias das peças. Outro beneficio é que ao usar os rejeitos e