Comunicação e expressão
DE
COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO
RECIFE 2012
TURMA N.A
Aluna: Alexsandra Rodrigues leite Matricula:
Aluna: Clézia Maria da S. Ferreira Matricula: 01066128
Aluna: Erica Paula da S. Leão Matricula: 01067746
Aluna: Janaise Karine S. da Silva Matricula: 01061677
Aluna: Kécia Maximiano Matricula: 01065218
RECIFE 201
GLOSSÀRIO
DE
NUTRIÇÃO
RECIFE 2012
Letra [A]
Aleitamento Materno Conjunto de processos, nutricionais, comportamentais e fisiológicos – envolvidos na ingestão, pela criança, do leite produzido pela própria mãe, seja diretamente no peito ou por extração artificial.
Alimentação
Processo biológico e cultural que se traduz na escolha, preparação e consumo de um ou vários alimentos.
Alimentos “in natura” Produtos ofertados e consumidos em seu estado natural, sem sofrer alterações industriais que modifiquem suas propriedades físico-químicas (textura, composição, propriedades organolépticas). As frutas e o leite fresco são bons exemplos de alimentos “in natura”.
Amamentação exclusiva Uso de leite materno, habitualmente até aos 6 meses de vida, como único alimento da criança, não sendo admitidos chás ou água como exceção.
Anemia
Redução dos níveis de hemoglobina no sangue para valores abaixo dos limites estabelecidos como normais, de acordo com a idade, sexo e condição fisiológica.
Avaliação Antropométrica Uso de medidas – principalmente peso e altura – como critério para avaliar o crescimento físico e, por extensão, o estado nutricional.
Letra [B]
Baixo Peso ao Nascer Os casos de crianças nascidas vivas com menos de 2.500 gramas.
Banco de Leite Humano Centro especializado, responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento, estocagem e controle