metodologias de ensino
Língua Portuguesa - estude vocabulário e linguajar típico da Região Sul.
Geografia- analise os tipos de solo, vegetação e clima das fazendas e as alterações no ambiente provocadas pela ocupação.
História - mostre como surgiram as estâncias, que tipo de mão-de-obra exploravam, qual foi seu papel em momentos decisivos, como a Revolução Farroupilha.
Ciências - elabore aulas sobre os animais cuja força de trabalho era explorada.
Arte - faça maquetes das principais estruturas da propriedade com materiais recicláveis.
Educação Física - use a corda, um elemento fundamental no cotidiano das fazendas, em brincadeiras folclóricas infantis.
Como culminância unindo arte e movimento ensine uma dança típica do Sul (como Balaio, Chula ou Pezinho) aos seus alunos, vestindo-os a caráter. Apresente a dança aos responsáveis num almoço igualmente típico: churrasco com arroz de carreteiro. Será um sucesso!
Dicas: Tire xérox do símbolo da bandeira (brasão) ampliado parapintar. Divida a folha com os risco na diagonal, para fazer a divisão dascores. Eles rasgam papel crepom das cores da bandeira e colam. Fica muito bonito! Também pode se fazer com massinha a cuia, o cavalo, o gaúcho, a prenda, o chapéu, a bota... Faça também uma trilha, onde eles tenham que chegar até a cuia de chimarrão. Que tal levar o chimarrão de verdade pra eles tomarem? A idéia da trilha dá pra fazer também com dois trajes: o do peão e o da prenda, para quando chegarem no final se vestirem.
Mais Idéias: Hora de envolver a turma comdanças, lendas, músicas e poesias típicas. Trabalhe as cores da Bandeira (Verde, amarelo e Vermelho) e peça para os alunos trazerem utensílios típicos da cultura e indumentária gaúcha. Lembre-se de fazer comidas típicas (Sanduíche Farroupilha, Bolo de milho, Arroz Carreteiro, Arroz com Lingüiça, Banana a