Respostas das Atividades Cap 13 Vasconcellos
1- A inflação é definida como um aumento persistente e generalizado nos preços, aumento continuo dos preços, não podendo ser confundido com aumento esporádico.
As fontes de inflação costumam diferir em função das condições de cada país. 2- Inflação de Demanda; Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação a produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de isso acontecer aumento quando a economia está próxima do emprego pleno de recursos. Nessa situação, aumentando a demanda de bens e serviços, com a economia a todo vapor, conduz a elevação dos preços.
Inflação de Custos; Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas o custo de certos fatores importantes aumentam.
Inflação inercial; De acordo com a visão inercialista, os mecanismos de indexação formal ( contrato, alugueis, salários ) e informal ( reajustes de preços no comercio, indústria, tarifas públicas ) provocam a perpetuação das taxas de inflação anteriores, que são sempre repassadas aos preços correntes. Ademais mesmo sem terem apresentados aumentos significativos de custos, muitos setores elevam simplesmente os preços de bens e serviços pela inflação geral do país.
3- Núcleo da inflação é o índice de preços em que são expurgadas, do índice geral, as variações transitórias, sazonais ou acidentais, que não provocam pressões persistentes sobre os preços. As variações transitórias ou sazonais estão normalmente associadas aos choques de ofertas, tais como escassez de energia, elevação de preços do petróleo, geadas, etc., que, como vimos, redundam em aumentos de custos de produção ( inflação de custos ).
No caso de um choque de ofertas, após cessados o período critico, a produção e os preços tendem posteriormente a voltar aos níveis anteriores. Neste caso o Banco Central, baseado na estimativa do núcleo da inflação, não deve alterar sua politica monetária, elevando o juros, para controlar a