EXERCÍCIO POLÍTICO DA PRESIDÊNCIA SOB A ÓTICA MAQUIAVÉLICA E HOBBESIANA
Sumário
1. Introdução
Neste trabalho iremos apresentar as principais ideias das obras de Maquiavel e Hobbes, destacando suas diferenças teóricas, e também, comparando suas ideologias em relação ao exercício de poder de um presidente de Estado.
2. Maquiavel
Maquiavel era um contratualista, sempre evidenciando a necessidade de um Estado real, capaz de impor a ordem na sociedade. Dá ênfase à veritáeffettuale– a verdade efetiva das coisas. Tendo como elemento norteador essa “verdade efetiva”, Maquiavel realiza um estudo da história e reavalia a experiência como funcionário do estado, e concluiu, que o ser humano é um ser imutável e que o homem natural resulta no caos.“Pode-se observar a presença de traços humanos imutáveis.”(SADEK, Maria – Os clássicos da política. SP, Ática,2000)
“Os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávido de lucro.” (MAQUIAVEL, Nicolau - O príncipein WEFFORT, Francisco - Os clássicos da política. SP, Ática, 2.000).
Maquiavel ao exibir esse caráter imutável do seu humano, demostra ainda, outro fator relevante à sua teoria,o fator social da instabilidade. Este se configura a partir da observância de duas forças opostas, presentes em todas as sociedades. Essas forças podem ser evidenciadas no seguinte trecho “uma das quais provém de não desejar o povo ser dominado nem oprimido pelos grandes, e a outra de quererem os grandes dominar e oprimir o povo” (MAQUIAVEL, Nicolau - O príncipein WEFFORT, Francisco - Os clássicos da política. SP, Ática, 2.000).
Nota-se então, que uma dessas forças quer dominar, enquanto a outra não quer ser dominada. Desta maneira, o grande desafio a ser desvendado pela teoria maquiavélica é o problema político de encontrar mecanismos que estabilizem estas relações, havendo uma correlação de forças.
Como resposta à anarquia derivada da natureza humana e do