Metodologia e arte da educação fisica
521 palavras
3 páginas
Com o passar dos anos, a aprendizagem e compreensão de regras, habilidades e estratégias para prática de esportes e outros jogos foi se tornando o único foco das aulas de Educação Física nas escolas do país. Foco este que permanece até hoje, apesar de vários outros segmentos terem sido anexados à prática da educação física nas escolas. Porém, o ideal seria desvencilha-lo da educação física das escolas. O que não é conhecido por muitos professores é que, a nível acadêmico, existem várias discussões e teses sobre como poderia ser aperfeiçoado o aproveitamento da educação física por todos os tipos de alunos, inclusive os que por falta de habilidade esportiva são excluídos ou impedidos de participar por outros colegas. Ou mesmo, caso não haja exclusão, a maioria dos alunos pode não ter as habilidades necessárias para um real aproveitamento do jogo, fazendo com que não se interessem por tal. Este fator se agrava quando as escolas, ou até mesmo as cidades organizam campeonatos inter classe ou inter escolares, pois foge do conceito pedagógico, transformando os professores em treinadores e os alunos em atletas.
O maior problema que todas essas desvirtuações acarretam, é que leva os alunos, principalmente do ensino médio, a acreditar que a educação física não é uma disciplina necessária, comprometendo o real motivo pela qual ela existe, que é melhorar a condição física dos alunos, e também por fazer com que os alunos parem de enxergar o professor como um professor, deixando de respeitá-lo como tal.
O principal motivo pelo qual os alunos se desinteressam pela educação física, é que ao longo de toda a vida escolar ela permanece sendo exatamente a mesma. Não há uma evolução da matéria, tampouco uma mudança no tipo das atividades. Basta fazermos um comparativo com a educação física nas escolas de hoje com as de 30 ou 40 anos atrás para percebermos um maior comprometimento tanto dos antigos professores como dos alunos daquela época, porém, como qualquer outra matéria