Portifólio - metodologia da arte e da educação física. texto: o movimento como ferramenta pedagógica.
São milhares de informações “lançadas” sobre as crianças, especialmente pela mídia. Muitas interessantes e importantes até, mas outras nem tanto.
Neste interim ao chegar à escola essa criança já viu e reviu muitos dos conteúdos apresentados, e muitas vezes até de forma mais interessante do que a maneira como ele é apresentado na escola.
É ai onde entra a importância do trabalho com o lúdico, que representa uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos.
A atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula e é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, as áreas cognitiva, afetiva e psicomotora.
Muitos autores afirmam a importância e a eficácia da brincadeira e do movimento durante a educação formal da criança, pois é por meio deles que a mesma pode representar vários papéis sociais, o que estimula maior percepção do mundo no qual ela se encontra.
O brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação.
O jogo é essencial para a saúde física e mental e com o auxilio da educação física, traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade, além de proporcionar movimento e atividade física, artigo raro entre as crianças e adolescentes dos dias atuais, resultado do famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando