Metodologia Geografica
Para uma compreensão das Ciências e especificamente da Ciência Geografia é necessário a percepção da relação do homem com o meio, para tanto é necessário ir mais profundo e nesta percepção entender as relações entre estes dois elementos e como elas foram construídas, a partir de qual fundamento as pesquisas partiram, qual caminho percorrido, o porquê da escolha deste caminho, o que influenciou a escolha, ideias, experiências?
Nesta busca para desvendar os caminhos da ciência, partimos da escolha do caminho a ser percorrido, ou seja o Método, as escolhas feitas para se fazer uma pesquisa, e alcançar um resultado, estes métodos podem ser escolhidos a partir de experiências ou a partir de algum ideal do pesquisador.
O estudo destes Métodos, chamamos de Metodologia. Esta busca desvendar muito mais do que o caminho percorrido, vai em busca de respostas como o porque da escolha deste método e como ele foi trabalhado, como foi desenvolvido a pesquisa, quais experiências foram feitas, ou qual a filosofia do pesquisador.
As respostas obtidas com a Metodologia, o estudo dos Métodos, permite afirmar se o Método escolhido parte da Indução ou da Dedução, ou seja, foi a partir de experiências, do empirismo, ou a partir dos pensamentos ou conhecimentos do pesquisador, ou seja da sua razão. Em suma, foram métodos Dedutivos ou Métodos Indutivos?
Quando um Método é escolhido a partir do empirismo, de experiências, observações, catalogações, e ou percepções do pesquisador do mundo a sua volta chamamos de Método Indutivo, método defendido e difundido no Positivismo Clássico, propiciando muitos avanços a partir de experimentos, tendo influenciado a Revolução Industrial.
Quando um Método é escolhido a partir da razão, ou seja de alguma ideia ou conhecimento já conhecido, chamamos de Método