Metodologia da pesquisa em gastronomia
A Gastronomia enquanto hábito alimentar de um povo é a maneira de satisfazer às necessidades básicas do ser humano, e assim ela surge como uma das necessidades mais elementar que cada pessoa tem que é saciar a fome, no entanto o costume relacionado à arte de preparar alimentos de cada povo está relacionado à sua cultura vinculado à sua religiosidade, classe social, etnia, localização geográfica e o que cada lugar tem como alimento típico e influência sofrida. Com isso a gastronomia é cada vez mais, uma fonte de conhecer a cultura de um povo e através do turismo ela tem se tornado como uma opção de atrativo turístico-cultural de determinados destinos favorecendo a atividade turística em vários lugares. No Brasil ela é cada vez mais utilizada como ferramenta turística no anseio de manter a identidade de uma comunidade por meio de seus costumes gastronômicos que são bem variados de uma região para outra. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
O surgimento da Cultura Gastronômica se deve da evolução do homem, quando de apenas caçador e coletor de alimentos, ele passou a ser também o produtor dos seus alimentos e adquiriu técnicas de manipulação e conservação dos alimentos ainda no período medieval, e contribuiu para o surgimento da alta gastronomia, produzido assim, muitos produtos típicos que constituem uma parte decisiva do patrimônio gastronômico. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
Conhecer a gastronomia de um determinado lugar é valorizar a cultura de um povo. E dessa forma, cada vez mais é comum o uso da gastronomia como fonte de investigação identidade de determinada região com o intuito de perpetuar os seus hábitos e costumes. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
Tendo estes conceitos sobre gastronomia, e como eles estão diretamente ligados ao turismo regional, resolvemos avaliar a possibilidade da inclusão do insumo “Laranja”, que é uma fruta com valor nutricional muito grande, e sendo o Brasil um dos maiores produtores desta fruta, em um cardápio que estamos desenvolvendo,