turismo gastronomico
O Presente trabalho pretende mostrar o quanto a gastronomia é cada vez mais, uma fonte de conhecer a cultura de um povo e através do turismo ela tem se tornado como uma opção de atrativo turístico-cultural de determinados destinos favorecendo a atividade turística em vários lugares.
2. Objetivos
O objetivo desse trabalho tem como o propósito mostrar os diversos tipos de turismo gastronômico, hábitos alimentares de um povo e os seus modos de fazer identificam e expressam a identidade de uma comunidade.
3. Justificativa
O tema foi escolhido devido à importância que o turismo gastronômico vem crescendo, nos últimos anos a gastronomia tornou-se um importante atrativo turístico, principalmente no que diz respeito a atrativo turístico- cultural.
4. Referências teóricas
“Gastronomia é uma disciplina que exige arte não somente de quem executa, mas também de quem a consome ou usufrui. É artesanato, porque exige de quem a faz conhecimento, habilidade e técnica. É uma arte ou ciência que exige conhecimento e técnica de quem a executa e formação do paladar de quem a aprecia.”
(BRAUNE, 2007)
De acordo com Braune (2007, p.14) nesse sentido, fica claro que a relação entre a gastronomia e o turismo acontece decorrente das mais variadas formas de atrativos para a sua realização, todos eles irão de uma maneira ou de outra atrair estes turistas para determinados destinos turísticos. A necessidade de se alimentar é básica e indispensável, independente do tipo de atrativo e, ao mesmo tempo, a busca por novos sabores e cores acaba favorecendo a atividade turística.
“o trabalhador passou a ter tempo livre para seu descanso a partir do século XX, os empresários do turismo reconhecendo este público passaram a investir em hotéis mais barato, aproveitando a história, as tradições e a cultura gastronômica dos locais. Por isso considera-se esse momento marco para cozinha regional e o turismo gastronômico.”
(FREIXA E CHAVES, 2008)
De