metodologia da pesquisa em educação
Curso Pedagogia a Distância
Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação
Aluno(a): Suzana Conzatti RGM: 053.8240
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Polo:Taió
1. Elabore um texto sobre CONHECIMENTO CIENTÍFICO e MÉTODO CIENTÍFICO, apontando a diferenciação entre eles.
Conhecimento Científico e Método Científico
O conhecimento científico é um conhecimento real porque lida com ocorrências ou fatos, constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua verdade ou falsidade comprovada através da experimentação.
O método científico é um conjunto de regras, para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, leva em conta à lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos.
Concluindo, todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, porém, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
REFERÊNCIAS:
Lima, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1.
2. Escolha três das doutrinas ou movimentos filosóficos para descrever sobre os mesmos.
Empirismo: é uma doutrina que nega a possibilidade de ideias espontâneas e baseia todo conhecimento na experiência. Nos séculos XVII e XVIII, seus representantes principais foram John Locke, Francis Bacon, David Hume e George Berkeley. O empirismo causou uma grande revolução na história da filosofia, tornando possível o surgimento da moderna metodologia científica.
Ceticismo: doutrina que nega a possibilidade de qualquer conhecimento. Foram os pirrônicos (Pirro de Élida) os primeiros a formular