Metodologia Cient Fica Italo 1
Cláudio Italo Marinho de Souza
RESUMO
O esporte na escola está vinculado à prática da educação física que faz parte de um contexto muito mais amplo chamado “educação”. Nessa perspectiva como podemos pensar em uma prática de educação física (e esportiva) massiva se a nossa “educação” é tratada de forma não prioritária por aqueles que deveriam olhá-la como a principal solução para gerar um desenvolvimento mais adequado de nossas crianças. Estudantes de educação física fazem estágio supervisionado, outros monitoria de Esporte na Escola do Programa Mais Educação. Nesta perspectiva observamos como a Educação Física e o Esporte na Escola é importante para o desenvolvimento motor, emocional e afetivo das crianças da educação infantil, com isso, foi feito uma pesquisa sobre esse tema.
PALAVRAS CHAVE: Educação Física Escolar, Educação Infantil, Esporte na Escola, Mais Educação, Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor.
INTRODUÇÃO
Trabalhar o tema “Educação Física e Esporte” são os objetivos deste ensaio científico.
Falar de esporte é muito mais do que falar de competições, a importância que este tem dentro da sociedade em diversas áreas é imensa e vai muito além de uma olimpíada e atletas consagrados. É um importante veículo para a educação, movimenta a economia, quebra barreiras geográficas e étnicas, torna corpo e mente mais saudáveis e a maior relevância entre os povos: o respeito. O esporte traz consigo um verdadeiro milagre que tem em seu envolto e pode unir a humanidade (NEUENFELDT 2008).
(Mattos, 2006) O espore traz a capacidade de trabalhar várias habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que a criança tem a oportunidade de relacionar-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem