Metodo e filosofia cep
CEP significa controle estatístico do processo, e é a técnica que nos permite entender e controlar o que está acontecendo com o processo, ou seja, através de medições e contagens podemos saber se ele está com problemas ou não, e dessa maneira podemos atuar preventivamente, conhecendo o seu comportamento e evitando refugos e retrabalhos.
Controle Estatístico de Processos
Conceito – É um método de aprimoramento da
Qualidade aplicado a produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para melhoria da qualidade, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido.
O CEP não espera o produto ficar pronto para descobrir suas falhas.
Filosofia do CEP
Baseia – se em trabalhar com um sistema de controle por PREVENÇÃO, ao invés de detecção. No sistema de prevenção, sinais estatísticos são enviados ao operador avisando que algo está indo para o caminho errado. O responsável pela máquina (operador) deve tomar alguma providência para eliminar as causas desses defeitos para reduzir e/ou eliminar as falhas no momento de sua incidência.
Prevenção versus Detecção
É muito mais efetivo evitar o desperdício, em primeiro lugar, não produzindo resultados insatisfatórios – uma estratégia de prevenção. É facilmente vista em “slogans” do tipo “Faça certo da primeira vez”. Entretanto “slogans” não são suficientes. O que se requer é um entendimento dos elementos do controle estatístico do processo. As respostas as perguntas a seguir podem atender a estes elementos.
Prevenção versus Detecção
O que significa um sistema de controle de processo? Como uma variação afeta o resultado do processo? Como podem técnicas estatísticas mostrar se um problema é localizado ou envolve todo um sistema? O que significa um processo estar sob controle estatístico? O que significa um processo ser capaz? O que é um ciclo de melhoria