trabalho 3 kaizen tqm cep
“Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”
SUMÁRIO
1. Kaizen 3
2. TQM 4
3. CEP 5
4. Relação com a Modelagem de Processos 6
5. BIBLIOGRAFIA 7
1. Kaizen, (do japonês, significa "melhoria" ou "mudança para melhor").
Refere-se à filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde, psicoterapia, governos, bancos e outras indústrias. Quando usado no sentido de negócio e aplicado ao local de trabalho, o Kaizen relaciona-se a atividades que melhorem continuamente todas as funções, envolvendo todos os funcionários.
Seu objetivo é eliminar desperdícios através da aplicação em processos dentro de uma empresa, para facilitar as multitarefas dos colaboradores.
O método japonês foi aplicado nas indústrias e empresas, visando à melhoria de seus produtos e serviços, além da rotina dos trabalhadores, em uma forma contínua.
As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores.
´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´ é a filosofia do Kaizen.
O sistema de produção Toyota (Lean Manufacturing) é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.
Uma analogia conhecida é a de uma história chamada "O Tesouro de Bresa", na qual um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades, e ele lenta e seguramente começa a prosperar. Depois, é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta.
2. TQM (Gestão da Qualidade Total, na língua inglesa, "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em