Alvenaria especial
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
CAMPUS JATAÍ
Alvenarias Especiais
Alvenarias Especiais
Alvenaria refere-se a construção de estruturas e de paredes utilizando blocos de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras, ligadas por argamassa. A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos como paredes, abóbadas, sapatas e pode ter função estrutural, de vedação.
Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada de alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas. Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada alvenaria de vedação. As paredes utilizadas como elemento de vedação devem possuir: resistência mecânica; isolamento térmico e acústico; resistência ao fogo; estanqueidade; durabilidade.
A alvenaria estrutural pode ser dividida da seguinte forma:
• Alvenaria não armada: Alvenaria simples constituída de componentes e água.
• Alvenaria armada: Alvenaria reforçada por um armadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionadas racionalmente para resistir a esforços atuantes.
• Alvenaria parcialmente armada: Alvenaria que incorpora uma armadura mínima em sua seção, por motivos construtivos (evitar fissuras por movimentações internas, evitar ruptura frágil, etc.) e que não é considerada no dimensionamento.
• Alvenaria protendida: Alvenaria reforçada por uma armadura ativa (pré-tensionada) que submete a alvenaria à tensões de compressão.
As alvenarias de tijolos e blocos cerâmicos ou de concreto, são as mais comuns, mas existe investimentos crescentes no desenvolvimento de tecnologias para industrialização de sistemas construtivos aplicando materiais