metodo avaliativo
1. Observação: análise crítica dos fatos.
2. Questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido.
3. Formulação de hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução potencial de um problema. Uma hipótese científica é feita com base em conhecimentos disponíveis a respeito do assunto.
4. Realização de dedução: previsão possível baseada na hipótese.
5. Experimentação: teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar a experimentação, deve-se trabalhar com dois grupos:
•Um experimental: aquele em que se promove alteração em um fator a ser testado, deixando todos os demais fatores sem alteração.
•Um controle: que é submetido aos fatores sem nenhuma alteração. Assim, pode-se testar um fator por vez e comparar os resultados obtidos no grupo experimental com o que foi obtido no grupo controle. Ocorrendo diferenças entre os resultados do grupo experimental e do controle, elas são atribuídas ao fator que está sendo testado. Não ocorrendo diferenças, pode-se dizer que o fator analisado não interfere no processo em estudo.
6. Conclusão: etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese.
7. Divulgação: descrição de hipóteses, experimentos, dados e discussões de modo que outros cientistas possam repetir o que foi feito, pensar sobre as conclusões que foram tiradas e usar as informações como ponto de partida para novas hipóteses e testes. Os cientistas compartilham informações por meio de publicações (as chamadas revistas científicas), encontros, congressos e comunicações pessoais.
2-O senso comum usa de palavras criadas pela ciência no seu dia a dia, mas por uma questão de adaptação, esses conceitos são reduzidos para que possam ser utilizados.
Tenho uma filha de 10 anos .Ela tem os cabelos claros.Sempre ouvi que passar chá de camomila nos cabelos dela a deixariam com mechas claras.Ficaria mais iluminado.Algumas pessoas dizem que não funciona,porém no