Resenha ( Matemática e Investigação em Sala de Aula)
Resenha do Texto:"Matemática e Investigação em Sala de Aula"
Belém
2013
Resenha do Texto: "Matemática e Investigação em Sala de Aula"
Belém
2014
O capitulo abordado, da obra: "Matemática e Investigação em Sala de Aula" de Iran Abreu Mendes, traz um discussão a cerca de um assunto um tanto polemico da pratica de ensino de matemática, que se trata do processo avaliativo. O texto mostra alguns conceitos e dificuldades desse momento, além de instrumentos de avaliação, e propõe métodos avaliativos.
Num primeiro momento do texto, o autor toma um discussão em ralação a situação da avaliação, sobre os métodos utilizados, que ainda são os tradicionais, e visam trabalhar uma proposta de um ensino baseados na objetividade da matemática, sem uma preocupação a respeito de quais artifícios, ou em qual conhecimento o aluno se baseou para chegar a determinada resposta. Ele ressalta a importância e os esforços para que esta situação seja mudada, porém ainda há resistências na substituição dos métodos tradicionais. Em sua argumentação, ele cita alguns pensadores como Kilpatrick, que compara o sistema avaliativo de ensino, que para o governo, se assemelha a uma empresa que visa resultados quantitativos, e Fossa, que apresenta uma visão construtivista do processo avaliativo, em que o aluno tenha a oportunidade de crescimento integral e de desenvolver uma certa autonomia.
Iran, também faz uma abordagem sobre alguns conceitos do processo avaliativo, como o de pedagogia por objetivo, que em numa visão mais objetiva, propõe um aprendizado condicionado, que se trata dos métodos tradicionais,