Resenha Do Livro A Matematica Nos Anos Iniciais
Resenha:
NACARATO, Adair; MENGALI, Brenda Lemes da Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensino e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Resenhado por:
Karine Kostuczenko e
Rita Cassia Santin de Guglielmoni
Neste livro as autoras discutem a formação matemática da professora polivalente, o desafio de ensinar o que nem sempre se aprendeu, em uma retrospectiva a partir de modelos de aulas de matemática da escola básica. Ressaltam, ainda, movimentos de reformas para o ensino da matemática nos últimos 30 anos, destacando pontos positivos e negativos das reformas implementadas.
Segundo Carvalho (2000), os currículos de matemática elaborados na década de 1980, na maioria dos países, trazem alguns aspectos em comum, e que de certa forma, fizeram-se presentes nas propostas curriculares dos estados brasileiros. Ao analisar essas propostas, Carvalho (2000), aponta pontos positivos, no que se refere ao nível das series iniciais do ensino fundamental, tais como o tratamento e análise de dados por meio de gráficos; a introdução de noções de estatística e probabilidade; o desaparecimento da ênfase na teoria dos conjuntos; apercepção de que a matemática é uma linguagem; o reconhecimento da importância do raciocínio combinatório; a matemática para atuação em sociedade.
No que se refere aos pontos negativos dessas propostas, Carvalho (2000) aponta o detalhamento de conteúdos, sem oferecer sugestões de abordagens metodológicas compatíveis; a ausência de habilidades fundamentais como: cálculo mental, estimativas e aproximações; intenções construtivistas – o que se vinha aprendendo não contribuía para o exercício profissional. Há de se considerar que os professores tinham formação de nível médio, na modalidade magistério, os que ensinavam nos cursos de pedagogia não possuíam disciplinas voltadas