Avaliação na Ed Básica
Jenifer Larissa da Silva
Nora Nunes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em pedagogia (PED 0572) – Trabalho de Graduação
27/05/15
RESUMO
O presente trabalho é resultado de pesquisas sobre o processo avaliativo e como o mesmo é desenvolvido na Educação Infantil, Séries Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. Aborda-se os principais métodos utilizados para o desenvolvimento do processo na educação básica, suas peculiaridades, a situação em que se encontra atualmente no sistema educacional brasileiro e também sua história. Nos referimos também ao fato de que o processo ainda traz consigo a visão classificatória e trazemos ideias de como devemos agir para eliminar essa ideia e torná-lo um aliado no desenvolvimento do sistema educacional e da aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Educação
1 INTRODUÇÃO
Durante a vida escolar, somos avaliados desde o comportamento dentro da escola até os conhecimentos acumulados no processo de ensino vivido. A avaliação constitui fator importante no processo de aprendizagem, porém esse processo nem sempre foi percebido como meio de adequar a prática, mas sim como um método para medir o conteúdo que foi aprendido ou também a capacidade de cada aluno diante de suas potencialidades, não considerando os fatores para a realização da avaliação, deixando de lado o conhecimento do aluno.
A avaliação é um processo contínuo e sistemático, que tem por objetivo classificar a situação de aprendizagem dos alunos com relação a grade curricular de sua série. Esse processo deve ter como foco a aprendizagem completa do aluno, seu uso deve ter caráter investigativo e não apenas classificatório, deve constatar os conhecimentos que foram construídos pelos alunos durante as aulas e apontar se houve alguma falha na aprendizagem para assim corrigi-la.
Toda resposta obtida com a avaliação é uma pista para o professor verificar sua prática, corrigir o que for