METAS
Camila de Sousa Pereira* 2; Almir Del Prette**
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos
1 Resenha do filme: Macy, W.H. (Roteirista) & Schachter, S. (Roteirista / Diretor). (2002). De porta em porta [Filme]. Estados Unidos: Warner Home Vídeo. Apoio: FAPESP. Os autores agradecem a Bárbara Carvalho Ferreira pela leitura e sugestões no preparo deste ensaio.
Tendo em vista a importância das habilidades sociais para o desempenho profissional e a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho, diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados nesse processo de ensino-aprendizagem. Um desses recursos é a análise e reflexão de filmes. Existem no mercado comercial, filmes com excelente potencial educativo, com diferentes possibilidades de aplicação tanto no ensino formal como no informal. Este ensaio analisa o filme De Porta em Porta, abordando-o em cinco tópicos: (1) Procedimento de análise; (2) Ficha técnica; (3) Resumo do filme; (4) Habilidades sociais na atividade de vendas; (5) Cenas ilustrativas das habilidades sociais de Bill Porter; (6) Concluindo.
Procedimento de análise
Para o desenvolvimento deste trabalho, as seguintes etapas foram percorridas: (1) Assistir ao filme, anotando suas características e o nome dos personagens; (2) Rever o filme, identificando e registrando em uma folha de caderno, à esquerda as cenas com as diferentes situações e personagens e à direita os desempenhos de cada um; (3) Descrever as situações e as respectivas demandas; (4) Selecionar, entre as cenas registradas, as situações e inferir as habilidades sociais do personagem principal (Bill Porter); (5) Identificar as competências do vendedor de porta em porta, consultando a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Os procedimentos (1) e (2) obtiveram como produto a ficha técnica, o resumo