Metais nao ferrosos-ligas leves
RESUMO• 3
1. INTRODUÇÃO . . . . . . . . 4
2. LIGAS METALICAS NÃO FERROSAS . . . . 6
2.1. LIGAS LEVES . . . . . . 8
2.1.1. LIGAS ALUMÍNIO . . . . . 8
2.1.2. LIGAS MAGNÉSIO . . . . . 11
2.1.3. LIGAS TITÂNIO . . . . . . . 14
2.1.4.LIGAS DE BERÍLIO . . . . . . 17
3. CONCLUSÕES . . . . . . . . 19
4. BIBLIOGRAFIA . . . . . . . 20
OS RECURSOS DO PLANETA TERRA
Fig. 1 – Distribuição dos elementos na crosta terrestre.
RESUMO
O presente trabalho enquadra-se na disciplina de Tecnologia dos Materiais e tem como titulo metais não ferrosos – ligas leves.
Com a elaboração deste trabalho pretende-se aprofundar o conhecimento acerca das ligas metálicas não ferrosos, particularmente as ligas leves.
Dentro do grupo das ligas leves, pode-se considerar a liga de magnésio, liga de alumínio, liga de titânio e liga de berílio. Neste trabalho irá salientar-se, as propriedades, aplicações bem como a importância destes metais no nosso dia-a-dia.
1. INTRODUÇÃO
A maioria dos metais provém dos minerais. Um mineral é uma substância de ocorrência natural cuja composição química varia entre limites definidos.
Têm uma aparência brilhante, são sólidos à temperatura ambiente (à excepção do mercúrio), são bons condutores térmicos e eléctricos e podem suportar deformações plásticas elevadas, pois possuem uma boa ductilidade à temperatura ambiente, (Chang, 1994).
Os materiais metálicos, são substâncias inorgânicas que contêm um ou mais elementos metálicos que podem possuir igualmente alguns elementos não metálicos, como é o caso, por exemplo, do azoto, do carbono ou do oxigénio.
O ferro, o cobre, o alumínio, o níquel e o titânio, são exemplos de elementos metálicos.
Os materiais metálicos possuem uma estrutura cristalina, em que os átomos se dispõem de uma forma ordenada em arranjos do tipo CCC (cúbica de corpo centrado), CFC (cúbica de faces centradas) e HC (hexagonal compacta), como se pode ver na figura seguinte.
Fig. 2 – Tipos de