Metais não ferrosos - liga leves
1. Cobre e ligas de cobre
São usualmente utilizados cerca de 50 tipos de cobre e ligas em equipamento de processos, os quais podem ser classificados em: cobre comercial, latões, bronzes e cobre-níquel
1.2. Cobre comercial
O cobre comercial apresenta pelo menos 95% de cobre (veja tabela 1). A principal fraqueza desse material e o descaimento de sua resistência mecânica em temperaturas elevadas, permitem-se o uso do cobre comercial até a temperatura de 200OC.
A temperatura máxima de utilização e seu elevado custo restringem a utilização deste material.
Devido sua estrutura CFC, o cobre não apresenta transição dúctil-frágil e pode ser utilizado sem teste de impacto até a temperatura de – 200OC.
A resistência do cobre comercial à corrosão assim como as ligas de cobre é consequência da formação de uma camada passivadora de vários compostos de cobre, diferindo da camada passivadora de óxidos dos aços. Deve-se lembrar que o cobre e suas ligas são altamente catódicos em relação ao aço carbono, a união cobre aço carbono, causará uma intensa corrosão galvânica na presença de meios eletrolíticos.
O cobre comercial apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica úmida e poluída, e também às águas salobras e salgada, aos meios não oxidantes, aos compostos orgânicos (alcoóis, aldeídos, cetonas, hidrocarbonetos, ácidos graxos, etc.). Apresenta baixa resistência a corrosão em meios ácidos oxidantes fortes (nítrico, sulfúrico, crômico, entre outros). Tanto o cobre como suas ligas apresentam corrosão sob tensão em meios onde houver a presença de amônia, aminas, sais amoniacais, cianetos entre outros compostos nitrogenados.
Não se pode utilizar o cobre e suas ligas em serviços com o acetileno, pois há a formação de um produto explosivo.
2. Latões
Os latões são ligas de cobre com até 40% de zinco e pequenas concentrações de outros elementos (veja tabela 2). O aumento da quantidade de zinco na solução sólida diminui o custo