Ciencias dos materiais (incompleto) Metais não ferrosos aplicações
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Marcela Espindola
Estefanie
Guilherme Berbigier
TURMA 340
METAIS NÃO FERROSOS
PORTO ALEGRE
2014
SUMÁRIO
1 introdução 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3 APLICAÇÕES 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
5 REFERENCIAS 8
1 introdução
1.1. A Historia do Metal
Com objetivo de compreender melhor a importância do material em questão vamos conhecer sua historia desde o seu descobrimento. O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio, com sua descoberta e, posteriormente, de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as feitas de pedra, sendo esta a primeira função dos metais, após, a próxima utilidade dos metais foi auxiliar na fabricação da roda.
É sólido, não possibilita a luz passar, é opaco, é um ótimo condutor de eletricidade e calor. Quando aquecido é maleável, podendo ser moldado em vários formatos, desde fios até chapas e barras. Eles podem ser encontrados misturados ao solo e às rochas, sendo chamados de minérios. Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais em sua forma final ou ainda misturados em outras substancias para dar origem, como por exemplo, cobre e bronze.
O século XX sofreu uma série de transformações em todo o mundo, e muitas dessas mudanças se deram em decorrência de duas grandes guerras. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, trouxe à tona a importância da indústria metalúrgica dos metais não ferrosos. Foram aprofundadas as pesquisas para radiografar o solo e o subsolo brasileiros e aperfeiçoar o aproveitamento dos nossos recursos minerais. Adentrávamos na década de 60 e ainda pouco se conhecia das reais possibilidades do setor mineral brasileiro, a não ser por alguns insumos siderúrgicos, como o minério de ferro,