Ciência, comportamento científico e conhecimento
Livro texto:
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 210p.
Bibliografia auxiliar:
BUZZI, Arcângelo. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. Ed. Vozes, Petrópolis, 1991. 260p.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2002. 424p.
MICHEL, Maria Helena. Métodos e Técnicas de Pesquisa: apostila de slides das aulas. 2011.
ZILLES, Urbano. Teoria do conhecimento. Edipucrs, Porto Alegre, 1998. 168p.
Objetivo: Introduzir os conceitos de ciência e conhecimento.
1. Ciência (livro-texto, páginas 3-8; apostila de slides, pág. 6-8)
Etimologicamente (na origem da palavra), significa CONHECIMENTO. Não um tipo qualquer de conhecimento, mas um saber que se adquire pela leitura e pela reflexão.
CIÊNCIA É UM SABER ▪ atento e aprofundado de alguma coisa – propõe-se a revelar a verdade sobre um fenômeno, através do levantamento e análise de suas causas, buscando compreendê-lo e explicá-lo; ▪ ancorado em informação válida – tem natureza lógica, experimentável e sistemática, baseada em provas, princípios, argumentações ou demonstrações; ▪ amplo, adquirido via reflexão, estudo ou experiência sistemática.
É UM CORPO TEÓRICO ▪ processo racional utilizado pelo homem para se relacionar com a natureza, e explicá-la; ▪ corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos através da observação, identificação, pesquisa e explicação de fenômenos e fatos. Metódico e racional, pode ser estendido para outras situações.
Por isso, fazer ciência: ▪ permite dessacralizar e desmistificar o mundo – mitos e sagrados são forças que direcionam a ação e o comportamento do homem, que não tem coragem de questioná-los. A ciência incentiva o raciocínio, a crítica, a investigação lógica dos fatos, suas propriedades e explicações, permitindo que o ser humano dispense explicações míticas ou sagradas;