Metais não ferrosos e ligas leves
INTRODUÇÃO 2
METAIS NÃO FERROSOS 3
LIGAS METALICAS NÃO FERROSAS 3
LIGAS DE ALUMINIO 4
RECICLAGEM DE ALUMINIO 5
LIGAS DE MAGNESIO 6
LIGAS DE TITANIO 7
LIGAS DE BERILIO 9
BROZE 10
COBRE... 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
Apesar de hoje em dia ser indispensável a utilização do aço e dos aços liga os metais não ferros são muito importantes pois possuem características próprias nas quais se necessita sua utilização, por serem mais leves ou por sua resistência à temperaturas elevadas ou baixas, resistência à corrosão e sua facilidade de ser fundido são alguns exemplos da importância de sua descoberta para a industria em diversos setores.
METAIS NÃO FERROSOS
Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga os metais não ferrosos são mais caros e apresentam maior resistência à corrosão, menor resistência mecânica, pior resistência a temperaturas elevadas e melhor resistência em baixas temperaturas que o aço carbono. Os principais serviços com metais não ferrosos são os serviços de corrosão e de não contaminação pelo produto da corrosão, como em situações extremas de temperaturas baixas e altas.
LIGAS METÁLICAS NÃO FERROSAS
As ligas metálicas não ferrosas são em geral mais caras que as ligas ferrosas. Estas ligas são usadas em diversas aplicações particulares, tais como:
Resistência à corrosão (cobre e níquel);
Resistência ao desgaste;
Resistência a altas temperaturas (níquel);
Baixo peso (alumínio, magnésio e titânio);
Alta condutividade (cobre e alumínio).
LIGAS DE ALUMÍNIO
O alumínio é o metal mais abundante e o 3º elemento mais presente na crosta terrestre. A forma elementar não ocorre na Natureza e o seu principal minério é o Bauxite (Al2O3∙2H2O).