Metais alcalinos e metais alcalinos terrosos
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Química
Relatório:
Grupos I e II ( metais alcalinos e metais alcalinos terrosos)
Alunos:
Diego Nunes Botelho
Professor:
Célia Ronconi
Rio de Janeiro
Setembro – 2011
1. Introdução
O Grupo 1 da Tabela Periódica é composto pelos metais alcalinos, constituindo uma família ou uma série química. Formada pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Os metais alcalinos apresentam um único elétron nos seus níveis de energia mais externos (configuração eletrônica sempre termina em ns¹, com n variando de 1 a 7), tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M+. Devido a essa grande tendência em reagir e perder tais elétrons, diz-se que os elementos do grupo 1 são altamente reativos.
A reatividade destes elementos tende a crescer de cima para baixo, pois quanto maior o elemento menor a influencia do nucleo que os eletrons da camada de valência sofrem. Assim com os eletrons mais afastados interagindo pouco com o nucleo, é necessario uma menor energia para o atomo se ionizar. Por esse fato, os elementos do primeiro grupo nao se encontram livres na natureza.
Uma prova da alta reatividade dos metais alcalinos pode-se dar pela sua reação com a água. Tais reações acontecem tão violentamente (como na do rubídio) que podem ocasionar a combustão espontânea do hidrogênio liberado; assim, devem ser acondicionados em atmosferas de baixa umidade e protegidos contra o oxigênio (com uma camada plástica impermeável, por exemplo).
Em geral, os alcalinos são moles, pouco densos, com pontos de fusão e ebulição também menores em relação aos outros metais (em função do modo como os seus átomos se ligam). Além disso, possuem brilho rapidamente fosco (principalmente pela ação do oxigênio do ar), e quando pulverizados, aparentam a cor branca.
Os alcalino-terrosos são os