Metais alcalinos e metais alcalino-terrosos
2013/2014
Metais Alcalinos e metais
Alcalino-terrosos
Realizado por:
Alexandra Teixeira nº45667
Índice
Resumo
A atividade experimental realizada teve como objetivo a observação e o estudo de algumas reações e propriedades dos metais alcalinos (nomeadamente, o lítio, o sódio e o potássio) e metais alcalino-terrosos (nomeadamente, o berílio, o magnésio e o cálcio).
No âmbito dos metais alcalinos, foram observadas as reações do lítio, do sódio e do potássio em meio aquoso e posteriormente foi medido o pH das respetivas soluções com papel indicador, verificou-se que em todas o seu pH era básico.
A solução de sódio foi posteriormente titulada com solução de ácido clorídrico. Esta titulação teve como finalidade determinar a quantidade de sódio que reagiu.
De seguida, foi efetuado o estudo dos cloretos, no qual foram utilizados uma solução saturada de cloreto de lítio e uma solução de cloreto de potássio, adicionando primeiramente amónia e fluoreto de amónio a cada uma das soluções; e depois amónia concentrada e carbonato de amónio, registando a ocorrência ou não das respetivas reações e seus produtos formados.
Seguidamente, passámos ao estudo dos metais alcalino-terrosos. Foram observadas as reações do cálcio e magnésio em água e ácido clorídrico e foi efetuado o registo do pH de cada uma das soluções. Depois estudou-se o comportamento ácido-base de soluções de iões alcalino-terrosos, no qual foram utilizados sulfato de berílio, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. Estes sais foram dissolvidos em água e foi registado o pH das soluções. Posteriormente, foi adicionado às soluções hidróxido de sódio e também excesso do mesmo a fim de observar as reações ocorridas.
Esta atividade experimental comprova que existem certas propriedades químicas e físicas que variam ao longo dos grupos na Tabela Periódica. Os primeiros elementos de cada grupo (neste caso, Li – Grupo 1 e Be – Grupo