Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos
E
METAIS ALCALINOS TERROSOS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Campus Nilópolis
Bacharelado em Química
Química Inorgânica IV
Turma: BQ 2012/1 – 3° Período
Data da prática: 07/05/2012
Data da entrega do relatório: 21/05/2012
Alunos:
Karolyne Dalarme,
Objetivo:
Verificação das propriedades inerentes aos elementos do grupo 1 ( metais alcalinos) e do grupo 2 ( metais alcalinos terrosos) da tabela periódica.
Introdução:
Metais alcalinos - grupo 1
Os metais alcalinos são lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Todos os elementos são metálicos e formam compostos iônicos simples, a maioria dos quais são solúveis em água. Os elementos também formam um número limitado de complexos e organometálicos.
Todos os elementos do Grupo 1 são metais com configuração eletrônica ns1. Eles conduzem eletricidade e calor, são macios e têm pontos de fusão baixos que diminuem ao descermos no grupo. A maciez e os baixos pontos de fusão vêm do fato de que a ligação metálica é fraca, pois cada átomo contribui com somente um elétron para a banda de orbitais moleculares. Todos eles adotam estrutura cúbica de corpo centrado e, uma vez que esta estrutura não é de empacotamento compacto, todos têm baixas densidades. Todos os metais formam ligas.
As propriedades químicas dos elementos do grupo 1 se correlacionam com a tendência nos seus raios atômicos. O aumento do raio atômico leva a diminuição da primeira energia de ionização à medida que descemos no grupo, pois a camada de valência fica cada vez mais distante do núcleo. Uma vez que as suas primeiras energias de ionização são baixas, os metais são reativos, formando facilmente íons M+ e com facilidade cada vez maior à medida que descemos no grupo. Assim o lítio reage suavemente com a água, o sódio vigorosamente, o potássio reage de maneira tão exotérmica que o hidrogênio liberado se inflama, e o rubídio e o césio reagem explosivamente:
2 M (s) + 2