metais alcalinos e alcalinos terrosos
1) Objetivo
O objetivo desse experimento é a preparação de sais Alcalinos insolúveis e comparar a solubilidade de hidróxidos, cloretos e carbonatos dos metais alcalinos com a dos alcalinos terrosos.
2) Fundamento Teórico
Os metais alcalinos emitem cores características quando colocados em uma chama à alta temperatura e possuem esse nome porque reagem muito facilmente com a água e,quando isso ocorre, formam hidróxidos e gás hidrogênio.
3) Materiais e Reagentes
Reagentes
Materiais
Solução de Cloreto de Potássio
Tubo de ensaio
Ácido acético diluído (1 mol/ L)
Béquer
Solução de cobaltonitrito de sódio
Bico de Bunssen
Solução de fluoreto de amônio
0,5 mol/L de cloreto de lítio
Carbonato de sódio à 10%
Solução de hidróxido de cálcio
Fita de magnésio
Fenolftaleína.
4) Procedimento Experimental
Cobaltonitrito de potássio - Colocar cerca de 10 mL da solução de cloreto de potássio em um tubo de ensaio e acidificar levemente com ácido acético diluído (1 mol/L). Em seguida adicionar igual volume de solução de cobaltonitrito de sódio. Agitar. Observe o precipitado
Fluoreto de lítio - Tomar cerca de 10 mL da solução de fluoreto de amônio e misturar com 10 mL de solução 0,5 mol/L de cloreto de lítio que formará um precipitado gelatinoso.
Solubilidade de NaOH frente ao aumento de temperatura - Tomar cerca de 5,0 mL de carbonato de sódio à 10% e misturar com cerca de 10,0 mL de solução de hidróxido de cálcio .Aquecer a temperatura próxima da ebulição e em seguida filtrar. Confirmar a presença de NaOH, através de fita indicadora de pH.
Propriedades químicas do Magnésio - Limpe a fita de magnésio coloque num béquer contendo água fria junto com algumas gotas de fenolftaleína. Aqueça a água contendo o pedaço de magnésio até a fervura, e mantenha a fervura por algum tempo. Observe.
Queime o magnésio - Queime um pedaço de magnésio, e coloque o pó branco dentro de um béquer com