Metais alcalinos e alcalinos terrosos
LUCAS ARGÔLO
METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
MACEIÓ
2014
LUCAS ARGÔLO
METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
MACEIÓ
2014
1
ÍNDICE
1. Objetivo pág 3
2. Introdução pág 4
3. Descrição experimental pág 5
4. Resultado e discussão pág 6
5. Conclusão pág 7
6.Bibliografia pág 8
2
OBJETIVOS
Realizar com êxito o procedimento de hidrólise dos sais utilizados (NaNO3, NaCl e KCl), após, fora observado o teste de chama com ácido clorídrico (HCl), uma solução saturada de cloreto de lítio (LiCl), outra de cloreto de sódio (NaCl) e outra de cloreto de potássio (KCl). Por ultimo fora realizado o procedimento de formação de óxido e hidróxido de cálcio.
3
INTRODUÇÃO
A hidrólise salina acontece quando um sal de um ácido fraco ou base fraca (ou os dois) são dissolvidos em água. A água ioniza-se em ânions hidróxido e cátions de hidrogênio. O sal também se dissocia em seus respectivos ânions e cátions.
A prova da chama ou teste de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico. Alguns elétrons da última camada de valência absorvem energia fornecida a determinado elemento, passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando elétrons excitados retornam ao estado fundamental, eles liberam a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. O bico de Bünsen tem uma temperatura que é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e