Treinamento e Desenvolvimento
A palavra treinamento pode ter diversos significados e aplicações, dentre eles podemos considera-lo como um meio de desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados dentro da organização e desenvolvimento é aperfeiçoar as capacidades dos empregados a fim de que eles no futuro se tornem valioso para a mesma. O treinamento pode se dividir nas seguintes áreas: transmissão de conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização e desenvolvimento de habilidades. Segundo Chiavenato, o treinamento pode envolver quatro mudanças de comportamento, a saber:
Transmissão de informações: O elemento essencial nos programas de treinamento é repartimento de informações entre os treinandos como um conjunto de informações, normalmente são informações sobre a empresa como seus regulamentos, políticas e sua organização.
Desenvolvimento de habilidades: Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas à serem executadas,se concentrando nos conhecimentos relacionados ao cargo atual e possíveis ocupações futuras.
Desenvolvimento ou modificação de atitude: Conversão de atitudes negativas em positivas, aumento da motivação e desenvolvimento da sensibilidade da gerencia.
Desenvolvimento de conceitos: O treinamento pode ser conduzido com a intenção de aumentar o nível de ideias, seja para facilitar a aplicação dos conceitos nas pratica ou elevar o nível de desenvolvimento dos gerentes.
Os principais objetivos do treinamento são: preparar o pessoal para as tarefas a serem executadas no cargo, proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento dos empregados e mudar a atitude das pessoas. TREINAMENTO TÉCNICO Como explicado no texto anterior, treinamento técnico é a busca sincera pelo aperfeiçoamento em determinada função visando o aumento da qualidade e produtividade.
O treinamento técnico em específico é focado nas atividades práticas do negócio, com o seu objetivo