Unopar história- teoria da razão
No presente trabalho será analisado o iluminismo e suas idéias na modernidade segundo grandes pensadores e filósofos como Kant, Condorcet e outros e assim veremos a educação publica e instituição publica em ensino através da Revolução Francesa, a organização do ensino a partir de 1792 para criar o homem novo pela comissão de educação da assembleia legislativa Francesa.
Começamos com a pergunta o que é Iluminismo? Em 1784 Kant define, como e a saída do homem de sua menoridade de que ele próprio é culpado, a menoridade é a incapacidade de servir do entendimento sem oriencão de outrem, ele evidencia com a coragem de se servires do teu proprio entendimento!(Kant. 1989, p11). Através a liberdade exige a autonomia da razão perante a logicas externas, heterônomas a ela e não se serve do seu próprio entendimento, o espírito não obtem a maioridade da razão e a liberdade de julgamento, com o uso publico da própria razão deve sempre ser livre e so ele pode levar a cabo a ilustração (Kant) compreendida ao erudito letrado do qual dialoga, o relato moderno que organiza e classifica, a seu modo de realidade deveria trazer, como contra partida, a explicação da facilidade indelevelmente inscrita no coração de seu próprio projeto de mundo.
(Kant 1989 p 16) O iluminismo tinha assim a crença de que o ser humano traria com ele a vocação para o presente livre.
Os iluminista compreendia que a instrução conduzia não apenas a um acréscimo de conhecimento mas também a melhoria do indivíduo que se instrui . Diderot compreende que instruir uma nação equivale a civiliza la Roberto Romano destaca também o principio de século inscrito na filosofia da ilustração como um elemento essencial que fosse estruturado em um imaginário pautado e regulado por conceitos de universalidades de igualdade jurídica “lei natural, razão , vontade geral, povo etc... O estado é o que conduzira a um aprimoramento geral da sociedade. Mas Voltaire com o medo de que a instrução