Sistema de produçao
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIDADE I – SISTEMAS DE PRODUÇÃO
VITÓRIA
2010
Professor Samir Aride
2
UNIDADE I – SISTEMAS DE PRODUÇÃO – CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
A função PRODUÇÃO é o fator central de uma organização, pois é através dela que são produzidos os BENS e/ou SERVIÇOS que são, afinal, a razão de sua existência, mas não a única e nem necessariamente a mais importante. Outras funções existentes nas organizações, com suas responsabilidades específicas, além de executarem suas atividades normais dentro da empresa, são (ou devem ser) ligadas à função produção, por objetivos organizacionais comuns.
Apesar de cada organização adotar, na prática, estruturas organizacionais diferentes, definindo funções também diferentes, existem outras três funções usualmente consideradas como principais dentro das organizações:
Marketing;
Contábil – financeira;
Desenvolvimento de produto/serviço.
As funções de apoio devem ser também destacadas, como:
Recursos humanos;
Compras;
Engenharia/suporte técnico.
Um conceito simples do que seja produção é considerar que produzir seja processar insumos (entradas), transformando-os diretamente em saídas, que podem resultar em um BEM (caso de indústria) ou um SERVIÇO. Os insumos compreendem tanto os recursos a serem transformados quanto aos recursos transformadores
Para que isso ocorra é necessário que se disponha de um “Sistema de Produção” que englobe um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas para cumprir essa finalidade.
Embora um Sistema de Produção seja considerado uma entidade abstrata, ele é extremamente útil para dar uma idéia da totalidade, que é conveniente para a apresentação de inúmeros conceitos a respeito do assunto.
Todo processo de conversão sofre influências e restrições de ordem diversas
(internas e externas) que devem ser considerados. Da mesma forma, está sujeito a vários sistemas de