Metabolismo energético em atletas de endurance
“O treinamento de endurance ou aeróbio consiste na realização de exercícios que predominantemente necessitam do oxigênio para a produção de energia”
(Bucci, Vinagre, Campos, Curi, & Pithon-Curi, 2005)
I. Resumo:
Após uma revisão da literatura concernente a estudos realizados sobre o metabolismo energético inerente à prática de endurance, é possível afirmar que perante as adaptações para a produção de energia, num exercício que exige um gasto energético continuado e de longa duração, os sistemas que prevalecem são o glicolitico, apenas num momento inicial, e o oxidativo que ocupa um lugar fundamental na produção de ATP. Deste modo, o substrato mais utilizado são os ácidos gordos, pois constituem uma fonte ilimitada de energia.
O objectivo deste trabalho é consolidar e esclarecer as aprendizagens adquiridas sobre o metabolismo energético no treino de endurance. Pretende-se também reunir informação que explicite a obtenção de energia para a realização de exercício de longa duração e os seus efeitos a nível metabólico.
Palavras- Chave: Metabolismo energético; endurance; substrato energético; produtos metabólicos; mitocôndria.
Índice:
I. Resumo………………………………………………………………...…pág. 4 II. Índice de Figuras……………………………………………………….. pág. 6 III. Introdução………………………………………………………………...pág. 7
1. Metabolismo Energético na realização de exercício de Endurance:
2.1. Substratos metabólicos…………………………………………………pág.8 2.2.1. Glicogénio……………………………………………………..….pág. 8 2.2.2. Creatina………………………………………………………….pág. 11 2.2.3. Aminóacidos………………………………..............................pág. 11 2.2.4. Ácidos Gordos……………………………………………….….pág. 12
2.2. Respostas Moleculares…………………………………………….…pág. 17
2.3. Fadiga…………………………………………………………………...pág.19
IV. Conclusão……………………………………………………………….pág. 21
V. Bibliografia………………………………………………………………pág. 22
VI.