META
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Dicentes:
Francielle
Juliana
André
Elida
Olga
A meta
Você decide ir ao cinema. Sai de casa e quando percebe, imerso em seus pensamentos, está fazendo o caminho convencional para ir ao trabalho, Impossível? Improvável? Com você não? Pense bem antes de responder. Você sabe o que quer, para onde deseja ir. Se está em uma empresa que não lhe agrada, buscará outra. Se está disponível, sabe qual o perfil da vaga que lhe interessa. Se está satisfeito em sua posição atual, almeja alcançar um cargo mais elevado.
Cinco Passos para uma Meta
Uma meta, qualquer que seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada segundo cinco variáveis
Especificida. Seu objetivo deve ser muito bem definido.
Mensurabilidade. Sua meta deve ser quantificável, tornando-se objetiva, palpável
Exeqüibilidade. Uma meta tem que ser alcançável, possível, viável.
Relevância. A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora.
Tempo. Muitas metas são bem definidas, mensuráveis, possíveis e importantes, mas não estão definidas num horizonte de tempo
Metas, Realização e Resultados
No mundo das corporações as coisas nem sempre funcionam assim. Observamos o reinado do “auto-engano”. Metas são estabelecidas para justificar investimentos, agradar acionistas. São fixados objetivos com base em expectativas irreais, prevendo crescimento da ordem de dois dígitos independentemente de incertezas políticas e econômicas.
A Meta deve ser Você
Resultados não são tudo, assim como não é o cliente quem manda na empresa. Resultados devem ser buscados com persistência, assim como clientes devem sem atendidos com maestria. Mas o fim de tudo deve ser o sentimento de realização, a satisfação de dever cumprido. Ainda que a contabilidade diga que você trocou seis por meia dúzia.