Meritocracia
MERITOCRACIA COMO FERRAMENTA DE REMUNERAÇÃO JUSTA E
EFICAZ
ALUNO: Ediwaldo Oishi do Amaral
Curso Superior de Tecnologia em Faculdade de Gestão de Recursos
Humanos
e.oishiamaral@hotmail.com
ORIENTADOR: Luiz Fernando Soller
Curso Superior de Tecnologia em Faculdade de Gestão de Recursos
Humanos
soller@vivax.com.br
RESUMO
A crescente busca pela excelência num mercado globalizado, obriga as empresas a investirem em ferramentas que ajudem os gestores a extrair o máximo possível de todos os colaboradores. Mas vale ressaltar, para que essas ferramentas sejam aplicadas de forma correta, é preciso que todos os integrantes da empresa ou envolvidos nos mais variados processos, estejam preparados e treinados para receberem e assimilarem essas ferramentas.
A forma de remunerar pode ser um diferencial no crescimento de uma empresa, essa ferramenta quando usada de forma coerente, pode fazer a diferença dentro de uma organização empresarial.
Nesse contexto, a meritocracia apresenta-se como uma forma justa de remuneração, além do mais, fica evidente a capacidade de cada colaborador dentro da empresa, a sua motivação, o seu empreendedorismo e a sua entrega aos ideais da empresa.
Palavras
chave:
eficácia, remuneração.
meritocracia,
mérito,
avaliação,
desempenho,
2
1.INTRODUÇÃO
Aos poucos, as empresas que atuam no Brasil vão aperfeiçoando seus sistemas de avaliação de desempenho e, com isso, enfrentando um traço cultural da nossa sociedade: a resistência à cobrança e à mensuração de resultados.( AIELLO, T. 2010)
A cobrança por resultados é fundamental nas atuais estruturas organizacionais, com uma crescente busca por resultados, as empresas investem cada vez mais na capacitação dos seus funcionários. Essa capacitação é traduzida em melhorias competitivas para as empresas, porém uma maneira de crescimento profissional e pessoal do funcionário.
A meritocracia é o resultado do processo de avaliação e um prêmio à capacidade individual dos colaboradores.
1.1 .Caracterização