Trabalho De Media O
PROFESSORA: Rita de Cássia Costa Souto
Valor:25 pontos Nota: ________
Aluno: Igor Christian Alves Albuquerque
Responda as questões abaixo com base nos seus conhecimentos anteriores e na doutrina sugerida em sala
1- O que você entende por Mediação de Conflitos?
Entendo a mediação como sendo uma representação consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
2- Estabeleça a distinção entre Mediação da Conciliação
Como instrumento de acesso à Justiça, a conciliação é a atividade que privilegia o acordo, pressupondo que cada litigante deve perder um pouco em prol da composição que visa por fim ao impasse. É a reorganização lógica, no tocante aos direitos que cada parte acredita ter, polarizando-os, eliminando os pontos incontroversos, para delimitar o conflito, e, com técnicas de convencimento, o conciliador visa corrigir as percepções recíprocas, uma aproximação das partes em um espaço concreto. A mediação fundamenta-se teoricamente em linguagem própria, que não comporta julgamento e exclusão, mas, compreensão e inclusão. Eis a essência da diferença entre os dois institutos em exame. A mediação não visa o acordo, mas sim a comunicação entre os conflitantes, com reconhecimento de seus sofrimentos e, principalmente, com a possibilidade que o mediador oferece aos mediandos de se escutarem mutuamente, estabelecendo uma dinâmica jamais vislumbrada antes da experiência da mediação.
3- O que é conflito? Em sua opinião o conflito pode ser examinado do ponto de vista construtivo? Se sim, como?
Importante se faz aqui ressaltar, que nem sempre o conflito será algo negativo, podemos entender como algo natural, inerente ao ser humano. O conflito é uma espiral, começa pequeno e vai crescendo, podendo ser definido como um