Meritocracia
Meritocracia vem dos primórdios da civilização, sua origem é datada de quase 2 milênios antes da era cristã.
Foi introduzida no Brasil pelo estado, no surgimento dos concursos públicos com o objetivo de combater a hereditariedade de cargos e nepotismo.
Atualmente as grandes corporações têm inserido em sua cultura organizacional a meritocracia como ferramenta para estimular e motivar seus colaboradores. A meritocracia é um assunto amplo e com idéias divergentes em toda esfera organizacional, seja ela pública ou privada.
Essa pesquisa tende a apontar os benefícios da meritocracia no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores como também demonstrar como as organizações são beneficiadas quando a metas são alcançadas de forma certa com equipes treinadas e inseridas na visão organizacional.
Para isso a avaliação de desempenho obtém um papel de grande importância desde que os critérios de avaliação sejam claros e bem definidos.
Justificativa
O tema proposto visa demonstrar a importância da meritocracia para se obter de forma certa e eficaz os resultados através de toda equipe e como a avaliação de desempenho é importante para o desenvolvimento da empresa e seus colaboradores.
A pesquisa vai apontar os obstáculos para inserção e disseminação da meritocracia no mundo corporativo.
Será abordado também o porquê a meritocracia é vista de forma negativa tanto por colaboradores como por grandes organizações. De fato vai ser avaliado o tema diferenças culturais entre Estados Unidos e Brasil.
Em sua grande maioria os colaboradores vêem a meritocracia como bater apenas metas. Esse paradigma para ser quebrado é necessário que as corporações introduzam a sua Visão futura de forma clara e que a questão não seja apenas bater metas, mas contribuir para que a empresa alcance seus objetivos ao longo prazo. Entretanto nesse contexto não será apenas a empresa a ser beneficiada, o colaborador tem que ter a visão de que trabalhando