meritocracia
Gestão de mudanças
Nas últimas décadas, o mundo dos negócios vem presenciando uma transformação de economia industrial para uma economia de conhecimento, um ambiente em que o conhecimento dispara a criação de riquezas e prosperidade, e as empresas habituadas a vencer pelo tamanho estão perdendo terreno para concorrentes mais ágeis no melhor uso da informação e conhecimento. As organizações dotadas deste tipo de visão compreenderam que, para vencer nesta nova era, é necessário um gerenciamento adequado e sistemático dos seus ativos intangíveis, de forma a ganhar vantagem competitiva através do melhor uso de informação e conhecimento.
É fundamental considerar que o conhecimento é algo essencial para o sucesso das organizações. Para que esse sucesso seja efetivado, a empresa deve fazer uso de estratégias, que podem colocá-la numa posição de destaque no mercado.
Mudanças e transformação nas organizações
Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial, como a globalização da economia e a generalização do uso da tecnologia da informação, são responsáveis pela reestruturação do ambiente e do modo de vida.
É nesse contexto que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas sim, exatamente quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
Para implantar a Gestão do Conhecimento as empresas devem se ver como uma comunidade humana,