Mercantilismo
1º) Como ocorreu a desorganização da vida econômica europeia (1347-65)?
A Desorganização da vida econômica europeia pode ser marcada por três pontos durante os séculos XV e XVI, que são: a falência da funcionalidade dos senhores laicos e da Igreja, a intervenção dos Estados na vida econômica e o apogeu das sociedades comerciais privadas. Onde os cavaleiros feudais não conseguem mais proteger os camponeses e a igreja é vista como incapaz de proteger a sociedade da ira divina.
2º) Como surgiu os Estados Nacionais?
Com uma perda progressiva na exclusividade das funções dos senhores e da igreja, facilita assim os progressos da centralização administrativa empreendida pelas monarquias nacionais, surgindo assim os estados nacionais em suas duas lutas contra o particularismo que tinha uma jurisdição autônoma senhorial, seus tribunais, moedas e pedágios e também contra o universalismo que a igreja tinha a pretensão de representar os fieis, regulando as esferas da vida comum, da economia à cultura. As características da depressão favorece a atividade comercial, mas ela só teria impulso se houvesse um aumento no volume dos meios de pagamento para obter um alargamento do mercado consumidor, para deixar a produção mais barata e desenvolver o sistema creditício, onde acontece a procura por metais nobres através da exploração de minas de prata também com a reativação do comercio de artigos de luxo do Oriente, visando buscar o ouro e a prata que os grandes senhores e a igreja tinham acumulado.
3º) Explique a reconversão agrícola e a crescente especialização da produção?
Com a crise que a economia agrícola vive na metade do século XIV, acontece um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, uma baixa geral no preço dos produtos e uma alta continua nos salários o que provocou a reconversão agrícola, onde visa uma maior produtividade através da monocultura em nível regional. Adota-se uma atividade agrícola especializada por região onde eram utilizadas áreas