Contexto de Antropologia
Antropologia Visual
João Pessoa – PB
30.11.2011
O contexto da antropologia tem como objetivo firme o homem e a humanidade, dessa forma totalizando todas as suas vertentes. Há basicamente duas variações antropológicas, cultural e biológica, onde se aborda a diversidade cultural (A.C) e questões físicas (A.B). É vindo de um trabalho teórico e reflexivo que a antropologia visual vem se desenvolvendo e conquistando o seu espaço desde os anos 70, que se resume em verificar as propriedades dos sistemas visuais e suas estratégias argumentativas, relacionando também questões políticas e sócias.
Dentro do ramo cultural temos uma extensão que é chamada antropologia da imagem ou visual onde se busca o fato real da idéia através de fotos, vídeos e filmes fazendo com que esses itens sejam vistos de forma direta de certo caso verídico, vindo a ser mais convicto do que a própria palavra ou argumento. O conceito de antropologia visual surgiu a partir do momento em que resolveu representar-se a si próprio pela imagem. Trazendo assim designação de exprimir a ideia de observação do real pela imagem, assim servindo como prova real e verídica de que o evento foi contemplado no momento específico.
A Antropologia Visual tem sido tradicionalmente entendida como aquela área da Antropologia sociocultural que utiliza os suportes imagéticos para descrever e analisar uma cultura ou um aspecto particular da mesma. Frente a um determinado fato social, o que interessa à Antropologia é apreender os seus sentidos ou significação, desvendar a sua complexidade conceitual e entender como os próprios atores interpretam e problematizam as suas práticas e valores. É precisamente nessa dimensão representacional e comunicativa que os elementos imagéticos, tanto estáticos (fotografia) quanto dinâmicos (filme, vídeo), ou a sua combinação nos suportes multimídia, com a sua capacidade para mostrar,