Meninos e meninas de rua
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 ROTEIRO DE PERGUNTAS 8
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. .9
[pic]
INTRODUÇÃO
A princípio, quando não conhecemos a real situação em que se vivem as crianças das classes menos favorecidas aqui no Brasil ou até mesmo em outros países, subtende-se que os meninos de rua é somente aqueles que moram, vivem dias e noites, com ou sem pais nas ruas. Não se entende que, uma criança que não vai à escola ou até mesmo passe uma parte do dia na rua seja, porém considerada especificamente de rua.
DESENVOLVIMENTO – MENINOS E MENINAS DE RUA
Estudando a questão dos meninos e meninas de rua mais a fundo é que se deve perceber que uma criança, mesmo tendo um lar, mesmo freqüentando uma escola em um determinado período pode sim, ser considerado menino de rua. O que devemos levar em consideração é o comportamento não somente da criança como também de seus pais e familiares mais próximos para entendermos a real situação em que aquela criança vive e analisarmos como e porque ela está vivendo nessas condições. Digo condições como exemplo se uma criança fica uma parte grande do dia na rua sem que seu responsável saiba onde ela estaria ou o que estaria fazendo naquele determinado momento já se deve observar que ela não tem uma ocupação de crescimento sociável e sim poderia esta em companhia de adolescentes já marginalizados ensinando-as assim a viverem como eles.
Ao analisarmos as causas que levam as crianças a se transformarem em meninos de rua, constatamos alguns fatores que englobam essa realidade:
1º - A criança nasce sem um planejamento familiar. Na maioria das vezes